• 30 de dezembro de 2019
  • 0

Falta de humanização: Acompanhantes de pacientes da UPA/Itaqui Bacanga esperam do lado de fora, no sol, e reclamam

DESRESPEITO: A recepção da UPA do Itaqui Bacanga permanece fechada, enquanto acompanhantes disputam as seis cadeiras disponíveis do lado de fora, expostos ao calor, chuva e sem o minimo de conforto,

A situação vergonhosa a que tem sido submetidos os acompanhantes de pessoas que procuram a UPA do Itaqui-Bacanga vem sendo alvo de críticas dos usuários.

No dia 29 de de Dezembro (domingo), o editor deste blog esteve na referida Unidade de Saúde e ouviu inúmeras reclamações de acompanhantes e pacientes que denunciaram o desconforto na recepção da unidade, Já que oes mesmos estão sendo obrigados a permanecer do lado de fora, expostos ao sol forte e a chuva, e até mesmo sentado nas calçadas, já que não há cadeiras suficientes para todos, pois esta é uma das UPAS com maior movimentação em São Luis,

O que pôde ser observado, é que por conta de uma reforma na parte frontal da unidade, os acompanhantes e pacientes que buscam atendimento estão sendo impedidos de aguardar na sala de recepção da unidade, como acontecia anteriormente. Eles aguardam do lado de fora da unidade, onde não existe a menor estrutura, e a humanização passa longe. Sem nenhuma acomodação, sob o sol quente, sem acesso a banheiro ou a um bebedouro, os acompanhantes ficam horas a espera dos pacientes. Um conjunto com cadeiras foi colocado do lado de fora, numa área onde pega sol, à disposição dos acompanhantes.

Para uma unidade de saúde que costuma receber, diariamente, centenas de pacientes, há de se notar que as poucas cadeiras disponibilizadas não são suficientes para atender a demanda. As fotos a seguir mostram o flagrante da total falta de estrutura e o desrespeito com os familiares que aguardavam os pacientes.

” A gente fica aqui, debaixo de sol quente, nessa situação humilhante. A maioria fica em pé ou se senta no chão, arriscando pegar uma doença, no chão onde se cospe, onde se pisa e tem bactérias. É um desrespeito muito grande com o povo que precisa do SUS”, desabafou uma acompanhante.

“A recepção vazia e a gente aqui nesta humilhação, na porta esperando nossos familiares, como cachorros. Antes os acompanhantes ficavam lá esperando e não havia tumulto não. Mudaram pra pior. Não sei de onde tiraram essa ideia infeliz. A UPA precisa é de mais médicos, não é deste tipo de mudança não. Me sinto humilhada. É revoltante”, desabafou uma mãe que esperava pelo filho doente.

” Ficamos no sol, a noite ou madrugada, ficamos no relento, sem água, nesta situação que vocês estão vendo aí. Pobre sofre, pobre é pisado de todo jeito. Eu queria que o governador trouxessem um familiar dele pra cá. Mas eles tem plano e são atendidos em hospitais particulares com todo conforto. Na UPA do Itaqui Bacanga não é assim. Inventaram esta novidade aqui e o povo que engula”, reclamou uma cidadã.

Deixe o seu comentário