• 25 de junho de 2019
  • 0

Grupos folclóricos celebram o Dia Nacional do Bumba Meu Boi no Arraial da Praça Maria Aragão

Nesta terça-feira (25), grupos anteciparam as celebrações pelo Dia Nacional do Bumba Meu Boi – 30 de junho. Os sotaques tradicionais da cultura maranhense serão representados pelo Boi de Matraca Famosão de Humberto de Campos, Boi de Zabumba da Fé em Deus, Boi de Orquestra Lendas e Magias, Boi da Baixada Oriente e Boi de Orquestra Brilho da Juventude que se apresentarão no Arraial da Praça Maria Aragão. A programação da da noite tem ainda o Grupo de Dança Lelê de São Simão e show no palco principal com o cantor Michel Wesley. Na Arena do Forró, as atrações foram Grupo Baião do Mará, Mikael Prata e Forró do Xeleléu. O espaço junino chegou à segunda semana de programação com brincantes e público realizando uma grande celebração para comemorar, na segunda-feira (24), o Dia de São João. 

Na quarta-feira (26), as apresentações ficam por conta da Dança do Boiadeiro Gibão de Ouro, Grupo Alternativo Companhia Batuk, Boi de Orquestra de São Simão, Boi de Orquestra Encanto do Olho d’Água, Boi da Baixada União da Baixada e Boi de Matraca de São José de Ribamar. Viviane Brasil fará o show da noite e, na Arena do Forró, os frequentadores serão animados pelo Grupo Filhos da Terra e Forró Encaixotado.

 SOTAQUE DO SÃO JOÃO

A programação do Arraial da Praça Maria Aragão contempla os cinco sotaques do bumba meu boi do Maranhão – matraca, zabumba, orquestra, costa de mão e baixada – que encantam o público e fazem parte de diversidade cultural do estado. O de matraca é chamado assim porque seus integrantes costumam utilizar a matraca, que são dois pedaços de madeira. Músicos da brincadeira também usam o pandeiro rústico, o que ajuda a cadenciar o ritmo da apresentação.

Deixe o seu comentário