• 21 de julho de 2020
  • 0

Maranhão fará estudo na população para mapear assintomáticos e quem não fez teste para Covid-19

O Maranhão terá um estudo que visa apontar a população já infectada pela Covid-19 e que não fez o teste, além das pessoas que se recuperaram em casa ou foram assintomáticas.

O projeto foi anunciado pelo secretário de Saúde, Carlos Lula, em entrevista coletiva nesta terça-feira (21). A coordenação será feita pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Ele [projeto] visa identificar o percentual estimado da população que foi infectada com Covid-19. A gente sabe que a subnotificação é um dado em toda a pandemia. A gente não tem como notificar todos os casos, as pessoas que são assintomáticas, as pessoas que se recuperaram em casa e não procuraram serviço médico, as pessoas que não fizeram teste. Então a gente precisa ter uma estimativa real de quantas pessoas, de fato, foram acometidas com Covid-19 no estado do Maranhão”

“A gente sempre estimava que essa média aí era em torno de 10 vezes mais o número de casos do que o que constava em nossos boletins. A gente precisa ter essa projeção para saber os próximos caminhos que vamos lidar com a doença”, afirmou o secretário.

Deixe o seu comentário