• 10 de fevereiro de 2021
  • 0

Marquinhos chama atenção para a necessidade urgente de melhorias nas unidades de saúde de São Luís

“As melhorias na área da saúde são urgentes, pois quem sofre, quem está doente, não tem como esperar”, apontou Marquinhos.

Na manhã desta quarta-feira (10), o vereador Marquinhos (DEM), usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para chamar a atenção do executivo municipal acerca da necessidade urgentes de melhorias na estrutura física e na prestação dos atendimentos em saúde no Hospital da Criança e o Socorrão II.

As referidas unidades de saúde foram visitadas por um grupo de nove vereadores na tarde desta terça-feira (09), os parlamentares fazem parte do bloco Unidos por São Luís que é composto por 11 vereadores: Marquinhos (DEM), Beto Castro (Avante), Paulo Victor (PCdoB), Marlon Botão (PSB), Umbelino Júnior (PRTB), Andrey Monteiro (Republicanos), Johnatan do Coletivo Nós (PT), Antônio Garcez (PTC). Sendo que Astro de Ogum (PCdoB), Concita Pinto (PCdoB) e Fátima Araújo (PCdoB), também fazem parte do bloco, mas não puderam comparecer à vistoria.

Em sua fala, Marquinhos disse reconhecer que o atual prefeito está a apenas quarenta dias no cargo, e que por força das altas demandas pode não ter tido ainda, tempo hábil para se inteirar com profundidade acerca de toda essa problemática. “Mas as melhorias na área da saúde são urgentes, pois quem sofre, quem está doente, não tem como esperar”, apontou Marquinhos.

O vereador falou também sobre a necessidade de oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. “São guerreiros que estão na linha de frente de combate a esta pandemia, e são merecedores não só de nosso respeito, mas de melhores condições de trabalho e valorização profissional”, pontuou.

A realidade dos hospitais

Na vistoria do hospital da Criança foi constatado que a unidade de saúde está superlotada, não há ar condicionado funcionando e os banheiros estão com problemas como, por exemplo, falta d’água, torneiras quebradas, portas com defeitos. Além disso, o hospital permanece em obra há mais de dois anos.

“Vamos fazer um relatório minucioso mostrando cada problema encontrado e solicitar ao prefeito Braide providências urgentes”, afirmou Marquinhos

No Socorrão II, os vereadores constataram que a situação é ainda mais delicada. Por lá, o tomógrafo não funciona há um mês e o aparelho de ressonância magnética está parado há dois anos e faltam macas.

Relatório

Marquinhos classificou como desumana a situação verificada no Hospital da Criança e no Socorrão II. “Todos sabemos que a saúde é o principal patrimônio do ser humano, e o que vimos alí foi a necessidade de valorização deste bem maior do ser humano. Estes hospitais apresentam uma demanda alta demais, deficiência no atendimento por vários fatores, desde físicos a falta de material. Vamos fazer um relatório minucioso mostrando cada problema encontrado e solicitar ao prefeito Braide providências urgentes”, afirmou.

Apoio dos demais vereadores

O vereador Dr. Gutemberg (PSC), que é médico, elogiou a forma com a qual o vereador Marquinhos conduziu a visita do bloco de vereadores aos hospitais. “Vi uma ação de forma contributiva para nossa cidade por parte dos vereadores, e entendo que a população é a maior beneficiada com a atuação presente dos seus representantes”.

De mesma opinião, os vereadores Chaguinhas (Podemos) e Thyago Freitas (DC), reforçaram a importância da iniciativa dos vereadores em estar verificando e fiscalizando in loco as condições estruturais e qualidade da prestação dos serviços nas unidades de saúde da capital.

Em aparte, o vereador Batista Matos (Patriota), disse que nutre forte admiração pela atuação do vereador Marquinhos, tanto por seu trabalho comunitário, como também pelos projetos sociais desenvolvidos por ele, e reforçou a importância da defesa dos direitos dos cidadãos. “Foi para essa missão que fomos eleitos”, completou.

Por sua vez, o vereador Raimundo Penha (PDT), pontuou o avanço do parlamento com a formação do bloco. “Essa proatividade do parlamento é importante para que possamos discutir de maneira mais independente, direcionada e com mais amplitude as necessidades de nossa São Luís”, finalizou.

Deixe o seu comentário