184 anos: pela 1ª vez na história a Polícia Militar do MA celebra aniversário por meio de live devido à pandemia
A Polícia Militar do Maranhão completou 184 anos nesta quarta-feira (17), e o ponto alto da comemoração, diferentemente dos outros anos, devido a pandemia do coronavírus, foi a realização de uma cerimônia bem mais simples, com menos pessoas, transmitida por meio de uma live na Internet. Nos 184 anos da PMMA, esta é a primeira vez que a celebração do aniversário acontece pelas redes sociais, sem a convocação dos policiais e da abertura para a população.
De acordo com o Cerimonial da PM, todas as normas sanitárias foram rigorosamente colocadas em prática, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento social.
O comandante Geral da PM, Cel. Pedro Ribeiro, enfatizou o peso estratégico que a corporação possui no cenário de segurança pública, conquistado por meio do empenho e dedicação dos militares que trabalham em todo estado. “Cumprimos com nosso papel buscando excelência, qualificação profissional e, obviamente, preservando a ordem pública”, disse.
Pedro Ribeiro ainda fez uma homenagem aos policiais mortos em combate, aos que morreram devido a pandemia de COVID, e aos que estão doentes. “Esse momento é para demonstrar gratidão aos militares, à estrutura governamental que viabiliza a atuação da Polícia Militar e à sociedade que reconhece nessa importante instituição um valor muito grande de convívio e de controle social”.
Jefferson Portela exalta comprometimento da PM
O secretário de estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, também comentou que em razão da pandemia do novo coronavírus, foi preciso readaptar as comemorações e limitar o acompanhamento da solenidade a um grupo restrito, mas que representou toda a estrutura da corporação. Ele afirmou que sentiu falta do contato com a população e com os demais profissionais de segurança pública. “É difícil não poder fazer a celebração com a tropa reunida e passar uma mensagem pessoalmente, mas todos os sacrifícios e mudanças comportamentais que o momento exige”, ressaltou.
Em seu discurso, o secretário ainda levou uma mensagem do governador Flavio Dino, que exprime, entre outras coisas, a valorização e a importância que a Polícia Militar possui perante a sociedade.
Jefferson Portela ressaltou a imagem que a corporação possui perante a sociedade maranhense nestes 184 anos de história e prestação de serviços. “A Polícia Militar do Maranhão é a instituição que tem maior respeito da comunidade, prova disso são as demonstrações do carinho que a população tem pelo trabalho prestado pelos policiais militares” afirmou. “O Governo do Estado está dando as condições para que a PM possa desenvolver esse trabalho com toda a sua estrutura e preparo. A esses homens e mulheres honrados, policiais militares, é que hoje ofertamos nosso mais franco reconhecimento, pois são o símbolo da persistência, da fé coletiva no equilíbrio e futuro da sociedade”, acrescentou.
Por fim, Jefferson Portela, salientou que o Governo do Estado tem buscado investimentos para melhorar a prestação do serviço da PM com novas viaturas, armas e outros equipamentos essenciais para a atividade operacional. “A instituição se renova todos os dias com novos procedimentos, se moderniza e a Secretaria tem a obrigação de dar todo o suporte, logística e condições para que venham outros 184 anos de sucesso pela frente”, finalizou o secretário.