FLAGRANTE: Gatos e ratos contaminam carne suína vendida na feira do Anjo da Guarda
Uma imagem capaz de causar mal-estar em muitas pessoas foi flagrada por um leitor do Blog do Reinaldo Luzzan, em uma das maiores feiras de São Luís, a do bairro do Anjo da Guarda.
Fotos e vídeos enviados ao titular do blog, mostram o exato momento em que um gato está lambendo e comendo partes da carne de algumas bandas de suínos abatidos e pendurados em uma das entradas da feira.
A foto foi tirada por volta das 20h da última sexta feira, momento em que as carnes frescas já estavam penduradas no local sem refrigeração e mínimas condições de higiene, para serem vendidas somente no dia seguinte, aos consumidores desavisados que compram seus alimentos na referida feira.
O denunciante, afirmou no entanto, que ao passar pelo local, vindo a pé do trabalho presencio que passeavam sobre a carne, e por considerar a gravidade da cena, resolveu fazer as fotos, mas no instante em que se preparava para filmar, um gato acabou chegando ao local, e ao assustar os ratos, assumiu o lugar, passando a lamber e morder várias partes da cerne.
Segundo o leitor, é comum ver carnes expostas de maneira irregular, em várias partes da feira, o que facilita a contaminação dos alimentos, já que a presença de animeis como ratos, gatos e cachorros é comum na feira.
Muito revoltado, o homem, que prefere ter sua identidade preservada, disse que está indignado por sempre comprar carnes no referido mercado, e não saber da procedência dos alimentos e do risco que expõe sua família por conta das diversas doenças que podem ser transmitidas, por conta da possível contaminação das carnes, que antes de chegar a mesa dos clientes, é degustada por ratos, gatos, e possivelmente outros animais.
Ele não soube dizer a quem o qual açougue pertenciam as carnes, já que neste horário, a feira estava sem funcionamento, e no local, não havia mais ninguém tomando conta dos alimentos, apenas gatos e ratos.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), já foi comunicada e disse que vai investigar o caso. O titular da pasta, Ivaldo Rodrigues, classificou como crime contra a saúde pública, a venda de alimentos armazenados desta forma, o que pode ocasionar sérios problemas a saúde de quem consumir carnes neste estado de possível contaminação.
Risco a saúde
Devido a esta situação de falta total de higiene e conservação das carnes vendidas no local, fica o alerta para uma série de doenças podem ser transmitidas dos gatos e ratos para os seres humanos. Conhecidas como zoonoses, as doenças transmitidas por animais, podem ser fatais para os seres humanos.
Em relação aos gatos, as principais doenças que podem ser transmitidas para o home são:
Toxoplasmose, que tem como principal método de contágio nos seres humanos, a ingestão de carne malpassada infectada. Além dessa, há também a Esporotricose (que tem como sintomas, lesões pelo corpo, fraqueza, anorexia e febre). Tem também a Ancilostomíase (que causa, dentre outros males, o endurecimento da pele, tosse rouca e úmida, apatia, fadiga, palidez das mucosas, diarreia, perda de peso, vómitos esporádicos).
Há também a Bartonelose Felinq, que é uma das mais perigosas aos seres humanos, pois pode causar endocardite, peliose bacilar parenquimatosa, angiomatose bacilar, transtornos do sistema nervoso central e febre.
Não menos perigoso, há ainda, o risco de contrair as doenças que podem ser transmitidas pelos ratos, que são responsáveis pela transmissão de pelo menos 40 doenças. Entre as principais estão:
Leptospirose: que pode matar e apresenta sintomas como a presença de febre alta, dor muscular (especialmente na panturrilha, cabeça e tórax), olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.
Hantavirose: é uma doença potencialmente fatal transmitida aos seres humanos por roedores. Em alguns casos, a hantavirose não manifesta sintomas. Todavia, nas fases iniciais os principais sintomas são febre alta, dor muscular, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.
Escabiose (sarna): Os sintomas manifestam-se na pele por meio de pequenas lesões eritematosas quem podem formar uma crosta por causa da coceira.
Peste bubônica: trata-se de uma doença grave e muitas vezes fatal. A maioria dos indivíduos que não procuram tratamento morrem nas 48 horas que sucedem o início dos sintomas. Os sintomas são febre alta, apatia, vertigens, tremores, intolerância à luz, cefaleia, aumento da frequência cardíaca, cansaço, tosse seca e depois com sangue e aumento dos linfonodos. A doença matou muitas pessoas durante a Idade Média, mas, até nos dias de hoje diversos casos da peste bubônica são registrados.