EM DEFESA DA POPULAÇÃO – Marquinhos apresenta pedido de CPI para investigar transporte público de São Luís
“O intuito dessa CPI é que a gente possa fazer um bom debate, é uma investigação necessária, doa a quem doer. Que a gente possa desnudar e abrir a caixa preta do transporte público de São Luís, e ter uma alternativa para resolver o problema”, afirmou o vereador Marquinhos (DEM), durante a sessão desta quarta-feira (03), quando reuniu a assinatura de 12 vereadores para protocolar um requerimento com pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema de Transporte Público da capital.
Desde a última quinta-feira (28 de outubro), ainda durante a greve dos rodoviários que durou 12 dias, Marquinhos divulgou amplamente na imprensa e nas redes sociais a decisão de propor a CPI na próxima sessão parlamentar ordinária – hoje -, sendo assim, o requerimento foi apresentado à mesa diretora da Câmara Municipal e seguiu para a Procuradoria Geral da Casa. Após parecer sobre legalidade do setor, os membros da CPI deverão ser escolhidos.
Discurso contundente
Muito aplaudido em seu discurso, Marquinhos comentou os prejuízos que os 12 dias de greve dos trabalhadores do transporte público coletivo causaram à Cidade e a situação atual dos ônibus que prestam serviço no sistema de transporte de São Luís. “É uma situação muito complicada e delicada. Então, estamos entrando com um pedido de instalação de uma CPI. Essa CPI não é para perseguir ninguém. Pelo contrário. Faremos um processo de investigação e vamos saber quem são os responsáveis pelo sistema de transporte público da nossa cidade estar do jeito que está: falido e quebrado. A CPI servirá para sentarmos juntos com os órgãos competentes e todas autoridades para investigarmos e sabermos qual é a real situação e, de fato, o que está acontecendo com todo esse sistema; e também por quais motivos as empresas não têm melhorado esse serviço para a população de São Luís”, explicou Marquinhos.
População quer CPI
Presente à sessão, o presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Público Coletivo Urbano e Semi Urbano de São Luís, Paulo Henrique, ressaltou que a CPI precisa, além de outros temas, revisar a licitação do sistema de transportes, pois há um claro descumprimento dos compromissos firmados na referida licitação. “Chegou a hora dos vereadores mostrarem seu compromisso com o povo e esta CPI é o começo de um grande debate em favor da população”, afirmou.