Brandão deve anunciar novo secretário de segurança na próxima semana em meio a afronta de figurão em Brasília

Após um período de análise, o governador Carlos Brandão deve anunciar, na próxima semana, o novo secretário de segurança pública do Maranhão. O nome do novo comandante da SSP-MA, porém, continua sendo uma incógnita, que somente deve ser confirmado pelo chefe do executivo estadual via rede social.
Um dos principais nomes cogitados para assumir o cargo é do experiente delegado da Polícia Federal, Dr. Raimundo Cutrim, que tem longa e exitosa trajetória no comando da secretaria de segurança – em duas passagens – sendo considerado o melhor secretário de segurança pública da história do Maranhão.
Dr. Cutrim tem todos os atributos necessários para comandar o sistema de segurança do Maranhão, seja pela capacidade técnica de quem entende muito bem do tema, quanto pela experiência de anos dedicados a garantir o combate à criminalidade, garantir a tranquilidade para os maranhenses, e valorização dos policiais civis e militares.
Não à toa, o nome de Dr. Cutrim ganha cada dia mais apoio dos delegados e policiais civis, da ampla maioria dos policiais militares, entre eles coronéis, além de boa parte da classe política maranhense, assim como da sociedade civil que querem o retorno de Dr. Cutrim que até hoje é lembrado pela grande atuação nas duas vezes em que esteve à frente da SSPMA.
Segundo uma fonte, familiares do governador têm preferência pelo nome do Dr. Cutrim, pois acreditam em sua competência para comandar a secretaria de segurança e trazer resultados efetivos. Apesar de não se manifestar publicamente, Brandão nutri grande simpatia pelo nome do ex-secretário.
Conforme a fonte, que tem bom trânsito no centro do poder, um dos principais empecilhos para que o governador não anunciasse Dr. Cutrim na SSPMA, teria sido um ente ligado a Brasília, que teria ameaçado interferir na liberação de recursos para a segurança pública do Maranhão caso o delegado de Polícia Federal seja o escolhido de Brandão.
‘‘Não digo que é chantagem, seria ameaça baixa. Está se apequenando’’, navalhou a fonte ao confirmar a informação.
Um comportamento assim, se revela mesquinho e acaba por envergonhar o Maranhão e o Brasil, uma vez que se utiliza de uma atitude de imposição que vai contra o desejo popular, para atender caprichos pessoais por não gostar de pessoa A, B ou C. É no mínimo lamentável e vergonhoso.
A história sombria se repete: porque eles têm medo do Dr. Cutrim?
Resgatando uma história sombria do passado que volta a se repetir no presente. Segundo a fonte do site, em meados de 2002, quando a época figurava como governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, o nome que comandava a segurança pública do Maranhão era do experiente Dr. Cutrim.
Rigoroso contra a criminalidade, o Maranhão vivia em tranquilidade sob a batuta de Dr. Cutrim na SSPMA, o que é um ponto extremamente positivo para qualquer governo.
Conforme a fonte confidenciou, na época a ex-governadora Roseana Sarney teria pedido ao então governador José Reinaldo para tirar Dr. Cutrim do comando da Segurança Pública. A então primeira-dama do Maranhão, Alexandra Tavares teria então chamado Dr. Cutrim e informado o caso. De pronto a primeira-dama teria avalizado que Roseana não era amiga de José Reinaldo, nem de Dr. Cutrim, e assim teria interferido no caso aconselhando a não aceitar o pedido, mantendo o ex-delegado de Polícia Federal no cargo de comando.
Passados alguns anos, a história parece voltar a se repetir, com as mudanças de alguns personagens, mas a figura principal, o Dr. Cutrim continua. Ainda, segundo a fonte com bom trânsito no meio político, recentemente o governador Carlos Brandão teria sido afrontado por um ‘figurão da esfera federal’ a não escolher o Dr. Cutrim para comandar o sistema de segurança pública, caso contrário, poderia haver interferências na liberação de recursos para a segurança pública do Maranhão.
Atitudes como essa merecem desprezo e repúdio por parte da população do Maranhão, que já tem tantos problemas e precisa de pessoas competentes para ajudar o Estado a evoluir. O Dr. Cutrim tem expertise na área, sendo um nome técnico de muita competência no sistema de segurança pública.
O site tentou contato com o ex-governador José Reinaldo Tavares para saber mais sobre o assunto, mas ele desconversou, já a ex-primeira-dama Alexandra Tavares confirmou o episódio. Também tentamos contato com o ex-secretário e ex-deputado Dr. Cutrim que não atendeu às ligações e não respondeu as mensagens.
Mas as perguntas que ficam é: por que esses figurões têm medo de Dr. Cutrim retornar ao comando da SSPMA? O que eles têm a esconder da sociedade maranhenses?