O futuro político de Weverton e Eliziane Gama em 2026

De fato ainda estar tudo muito distante para falar das eleições de 2026, mesmo porque antes dessa disputa temos a corrida eleitoral municipal de 2024, porém, o prognóstico no que diz respeito ao futuro político dos senadores maranhenses Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) fica cada vez mais claro.
Falando primeiro do pedetista, Weverton perdeu a disputa ao governo do Maranhão e ficou na terceira colocação, contudo, possui grupo político consolidado como prefeitos, vereadores – muitos desses da capital, deputados estaduais e também federais. E com seu jeito “centrão” de ser, conseguiu “furar” o governo Lula e, hoje, possui espaços em três ministérios: Previdência Social, Desenvolvimento Regional e também nas Comunicações.
Se até meados de 2026 não conseguir articular um grupo forte para tentar renovar o mandato no Senado, certamente Rocha será candidato a deputado federal e não terá muita dificuldade de se eleger.
Em situação não tão confortante está a senadora Eliziane Gama, recém filiada ao PSD, ela não possui grupo político: não tem prefeitos, não possui nenhum vereador em São Luís, também não tem apoio de deputados estaduais e tampouco federais. E em seu principal reduto eleitoral que são as Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus, Gama está com a imagem altamente desgastada.
No governo Lula, o cargo de maior visibilidade que Eliziane conseguiu emplacar foi a própria irmã, Elisvane, na SEAP – Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão.
A possibilidade de Gama ser novamente candidata a senadora com chances reais de vencer são praticamente nulas, e, hoje, se fosse candidata a deputada federal a derrota era iminente.
E assim seguem Weverton e Eliziane, em situação bem distintas.