TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista

O deputado estadual Neto Evangelista (União) conseguiu obter a maioria de votos favoráveis em ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022 e não corre mais o risco de cassação de mandato pelo tribunal.

Depois de o juiz eleitoral Ângelo Antônio Alencar dos Santos e do desembargador José Gonçalo Filho – que na segunda-feira (20) havia iniciado o julgamento virtual também manifestando-se contra a procedência da ação -, votarem contra a cassação da chapa do União Brasil na eleição de 2022, os magistrados Antônio Pontes Aguiar e José Luiz Almeida também votaram pela improcedência do processo.

Como a Corte Eleitoral do Maranhão é composta por sete membros e quatro já votaram a favor de Neto Evangelista, compreende-se que ele já está livre da ação no estado.

É provável, contudo, que os autores: ex-deputado estadual Edson Araújo; Inácio Cavalcante [esposo da senadora Eliziane Gama] e o PSD, recorram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Os três magistrados que ainda se posicionaram sobre a ação Lino Serra Sousa Segundo, André Bogéa e Amanda Waquim devem depositar seus votos no Plenário Virtual do TRE/MA até as 23h59 do dia 24 de novembro deste ano.

Deixe uma resposta