Fernando Braide culpa Senadora do próprio partido pelo processo que visa cassar o seu mandato

O deputado Fernando Braide usou a tribuna da Assemblei Legislativa do Maranhão na quinta-feira (4) para culpar a senadora Eliziane Gama e o seu marido, Inácio Melo, pelo processo que ele responde na esfera da Justiça Eleitoral sob acusação de fraude a cota de gênero visando cassação de seu mandato.
Chama atenção que Fernando é do PSD, mesmo partido da senadora Eliziane que ele acusa; assista o vídeo acima.
Iniciado em março, o julgamento da ação, movida por candidatos não eleitos, recebeu parecer contrário à anulação dos votos da chapa do PSC pelo procurador regional eleitoral no Maranhão, José Raimundo Leite Filho.
O relator do caso, corregedor do TRE-MA, José Gonçalo, também votou a favor do PSC, enquanto outros quatro julgadores votaram pela cassação de Fernando Braide e também Wellington do Curso, eleito pelo partido PSD nas eleições de 2022.
O julgamento, suspenso após pedido de vistas do juiz eleitoral Tarcísio Araújo., ex-procurador geral da Assembleia Legislativa do Maranhão.
– Detalhes
Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) cujo Blog do Domingos Costa teve acesso a íntegra, Inácio diz que o partido de Fernando e Wellington agiu de modo fraudulento ao desviar da finalidade do registro de candidaturas por percentuais de gênero.
“Sob manto do atendimento formal da regra que prevê ao menos 30% de mulheres nas chapas proporcionais1 (a chamada “cota de gênero”), o partido político PSC fatidicamente violou o propósito da ação afirmativa ao lançar candidaturas femininas sabidamente irreais”, diz os advogados do marido de Eliziane na Ação.
A Ação de autoria de Inácio Melo é assinada pelo escritório “Spindola, Raposo & Ribeiro”, o mesmo que aparece na prestação de contas de Eliziane Gama no Senado como beneficiário de diversos pagamentos com recursos do Senado Federal. (Do Blog do Domingos Costa)