A criação de empregos é uma das principais demandas de São Luís, aponta Marquinhos
Em entrevista concedida aos jornalistas Flávio Chocolate e Isaias Rocha, na rádio 92, o vereador Marquinhos (DEM), ressaltou que os próximos anos exigirão um esforço concentrado na geração de emprego e na qualificação da mão de obra em São Luís.
No seu ponto de vista, com a qualificação profissional e a criação de postos de trabalho, “a qualidade de vida São Luís vai ficar melhor”. Ele mira, também, estimular a contratação de cidadãos em busca do primeiro emprego. “Precisamos criar um ambiente de estímulo as empresas, para facilitar a qualificação e contratação dos jovens”, projeta. Para Marquinhos, é urgente a criação de ferramentas junto ao poder Executivo para desenvolver ações e facilidades às empresas, para que absorvam a mão de obra dos jovens, principalmente neste período de pandemia, que dificultou ainda mais para os que não têm experiência.
Trabalho reconhecido
Marquinhos, foi reeleito para o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de São Luís. Nas urnas, ele somou 7.346 votos, que garantiram a posição de segundo mais votado na capital, sobretudo devido a sua atuação destacada em projetos sociais, a exemplo do Viva Bem Mais, que beneficia milhares de famílias da região do Sol e Mar, Divinéia, Vila Luizão e demais bairros da região do Turu, com serviços gratuitos nas áreas da saúde, esporte, cultura, educação e lazer. “Quando soube do resultado, foi um motivo de muito orgulho e satisfação, pois isso mostra a força do trabalho que tenho realizado no Legislativo com muita ética, seriedade e sempre falando a verdade para população. E se tive essa conquista, tenho que agradecer primeiro a Deus por ter me dado saúde para batalhar, a minha família e amigos que sempre estiveram ao meu lado. Um agradecimento especial à população que votou em mim, e depositou mais uma vez a sua confiança no meu trabalho”, frisou.
Resumo do mandato
Perguntado como avalia sua atuação no atual mandato, Marquinhos ressaltou que, com relação aos últimos quatro anos, como vereador conseguiu, através de uma boa articulação, levar muitas obras, serviços e importantes conquistas para diversos bairros. “Com a benção de Deus, vou continuar trabalhando muito para atender os anseios da população. Com a mesma disposição, o mesmo compromisso, ética e coragem. A partir de agora temos um grande desafio pela frente, por isso apoiamos fortemente a eleição do prefeito Braide, por acreditar no seu preparo, sua força de vontade e capacidade para enfrentar este grande desafio”, confirmou.
Modelo eleitoral
Na entrevista, Marquinhos ainda chamou atenção para a discussão acerca do modelo eleitoral utilizado em 2020 pelo TSE, que segundo ele, se mostrou injusto. O vereador justifica sua fala explicando que ficaram de fora da composição da Câmara, diversos nomes com trabalho reconhecido em favor da cidade que tiveram milhares de votos, mas ainda assim pelo complicado sistema implantado não obtiveram a eleição em detrimento de outros que com menos votos puderam alcançar o mandato. Marquinhos aponta o fato de que a vontade da população muitas vezes acaba não sendo seguida, já que por vezes candidatos mais votados ficam de fora devido à legenda.
A crítica do vereador Marquinhos soma-se a um movimento nacional que avalia que seria melhor a adoção do voto distrital, onde o político é eleito por maioria simples, ou seja, só entram os mais votados, diferente das legendas.
Em 2020, o Brasil adotou o modelo chamado voto proporcional de legenda, no qual o sistema apura quantos votos cada partido teve e divide as cadeiras por partidos e depois as vagas são preenchidas de acordo com a votação de cada membro do partido que concorreu.