Solenidade na Câmara celebra os 200 anos do poeta Gonçalves Dias

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na tarde desta quinta-feira (10), sessão solene para celebrar o bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias, que nasceu neste mesmo dia (10 de agosto de 1823). A homenagem foi proposta pela vereadora Karla Sarney (PSD), e realizada em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML), que é a entidade literária máxima do estado.

A autora da proposição que originou a solenidade abriu a cerimônia, no Plenário Simão Estácio da Silveira, destacando o intuito do ato. Segundo ela, o evento tem o objetivo de comemorar os 200 anos de nascimento do poeta, além de difundir o seu legado e a literatura maranhense.

“Aqui estamos nesta tarde de quinta-feira, para celebrar a data desse ilustre maranhense para reafirmarmos o nosso compromisso com a literatura, a educação e a cultura, e que o seu legado seja uma fonte de motivação para novos escritores e leitores”, frisou a vereadora.

Os convidados – Além de Karla Sarney, que presidiu a sessão solene, a mesa foi composta por vice-presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Laura Amélia Damous, que representou no ato o presidente da entidade literária máxima do estado, Lourival Serejo; e do conselheiro federal da OAB, Daniel Blume.

A celebração contou ainda com a presença do 1º secretário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Pedro Robson Holanda da Costa, representando o presidente Edilson Baldez das Neves; do poeta, escritor e membro da AML, Ivan Sarney; e da presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Dilercy Aragão Adler.

Deixe uma resposta