• 14 de julho de 2023
  • 0

Neto Evangelista é o melhor avaliado, Duarte o menos rejeitado, mas é Paulo Victor o nome escolhido por Brandão para disputar a Prefeitura de São Luís

Visando as eleições de 2024, o Palácio dos Leões encomendou uma pesquisa qualitativa para fazer uma avaliação completa dos pré-candidatos a prefeito de São Luís e direcionar a sua estratégia, visando o sucesso eleitoral. Diferentemente da quantitativa, a qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes. Diante dessas informações é possível preparar, ajustar e buscar convencer o eleitorado que determinado nome é o melhor para governar.

Na avaliação feita pelo Palácio dos Leões, seis nomes foram colocados nos estudos: Eduardo Braide (PSD), Edivaldo Holanda Júnior (sem partido), Duarte Júnior (PSB), Neto Evangelista (União), Paulo Victor (PSDB) e Carlos Lula (PSB).

O prefeito e o ex-prefeito de São Luís seguem com boa percepção. Para a população ludovicense, Braide é um prefeito presente e Holandinha deixou o legado das praças, que ainda permanece na memória dos moradores de bairros como um grande benefício.

Mas está entre os pré-candidatos de Dino/Brandão, as percepções mais importantes, afinal eles são os preferidos do Ministro da Justiça e do governador.

Neto Evangelista foi o que apareceu com o melhor perfil, Duarte Júnior o menos rejeitado, Carlos Lula ficou no patamar do famoso zero a zero e Paulo Victor acabou sendo o “diamante” a ser polido.

Não à toa que nas últimas semanas, Carlos Brandão colocou Paulo Victor debaixo dos braços e está levando para todos os cantos de São Luís. Vistoriando, anunciando e entregando obras, quem aparece junto com o chefe do Palácio dos Leões é o presidente da Câmara de São Luís.

A seu favor estão algumas características: Paulo Victor pode ser o primeiro prefeito negro da história de São Luís; o primeiro legitimamente prefeito vindo da periferia da capital; o primeiro após 16 anos, oriundo da Câmara de Vereadores*; o fato de filiar-se em breve no PSDB (partido do coração de Carlos Brandão), entre outros.

Brandão quer deixar sua marca para a posteridade ao garantir transformações na política do Maranhão com a eleição da primeira mulher para a presidência da Assembleia Legislativa e quem sabe o primeiro negro para comandar o Palácio de La Ravardiere.

*O último prefeito de São Luís vindo diretamente da Câmara de Vereadores foi Tadeu Palácio, que foi escolhido em 2000 para ser o vice Jackson Lago, ele assumiu a Prefeitura em 2002 e permaneceu até 2008. Edivaldo Holanda Júnior que foi prefeito entre 2013 e 2020 também foi vereador, mas primeiro ascendeu a deputado federal para depois ser prefeito.

Deixe o seu comentário