• 28 de julho de 2020
  • 0

PREFEITO DE BACABAL, EDVAN BRANDÃO, CONTRATA EMPRESA DE OBRAS PARA FORNECER TESTES DE COVID POR R$ 785 MIL REAIS.

Parece que virou filme as licitações e processos de compras suspeitas realizadas pelo prefeito de Bacabal, Edvan Brandão-PDT, no combate ao novo Corona Vírus. Não bastava ter contratado uma imobiliária para cortar arvores por quase meio milhão de reais (reveja aqui), dessa vez foi à aquisição de exames para detecção do Covid-19 destinados a atender a rede de saúde de Bacabal feito por uma empresa de Obras de Fundação. Isso mesmo, uma empresa de construção vendendo produtos para saúde!
Conforme Dispensa de Licitação nº 0070/20 e Empenho de número 529001 de 29-05-20, a empresa Catho Gerenciamento técnico de Obras e serviços Ltda, ganhou contrato de R$ 785 mil reais para fornecimento de testes com recursos federais do SUS.

Três fatores chamam atenção para mais esse processo estranho e cheio de vícios:
1- A empresa que ganhou “dispensa” tem cadastro no setor de Obras e Serviços, totalmente oposto de uma empresa que vende produtos para área da saúde.
2- O processo de dispensa de quase 800 mil não consta no Portal da Transparência, e sim apenas o empenho que já é o pagamento em si.
3- Esse valor daria para comprar quase oito mil testes rápidos para população de Bacabal. Mas o que acontece é reclamação em geral da população que ninguém consegue fazer teste quando procura uma unidade de saúde da cidade. O último boletim divulgado pela prefeitura, do dia 20 de julho, é de apenas 5.200 testes entre particular, os doados pelo Estado e os da prefeitura. Ou seja, não se sabe quantos testes a prefeitura comprou e realizou.
Escute nos áudios abaixo moradores que procuram fazer o teste e não encontram:

Mais uma vez se vê o desprezo do prefeito Edvan Brandão com a saúde da população. Usa de recurso do SUS de forma indevida e que pode render prisão e perda dos direitos políticos, pois se trata de uma verba federal e exclusiva para uso com saúde. O Ministério Público Federal e órgãos de controle do Governo estão de olho.

Deixe o seu comentário