• 16 de abril de 2021
  • 0

Vereador Marquinhos quer inclusão de motoristas de ônibus, cobradores, motoristas de aplicativos, taxistas e mototaxistas no grupo prioritário de vacinação em São Luís

Uma das justificativas é o alto risco de contaminação devido ao intenso fluxo de pessoas nesses meios de transporte

Considerada uma das categorias mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus, motoristas de transporte coletivo e de aplicativos, arriscam suas vidas todos os dias para transportar passageiros e, consequentemente, acabam se expondo em alto risco de contaminação, sobretudo dentro dos ônibus que, geralmente, estão superlotados.

Vendo a necessidade desses profissionais em serem vacinados, o vereador Marquinhos (DEM) apresentará nesta segunda-feira (19), uma indicação, em sessão ordinária, na Câmara Municipal de São Luís, solicitando ao prefeito Eduardo Braide (Podemos) a inclusão dos motoristas e cobradores do transporte coletivo, motoristas de aplicativos, taxistas e mototaxistas no grupo prioritário para vacinação a contra covid-19, na Capital.

Marquinhos reconhece a existência de um amplo calendário com diversas categorias a serem priorizadas, contudo, destaca que a proliferação do vírus é maior dentro de ônibus, argumentando que dentro deles, há um espaço pequeno e um grande número de pessoas circulando diariamente, fazendo com que os motoristas passam a ser um vetor que pode contaminar centenas de pessoas por dia.

O parlamentar lembra ainda que desde o início da pandemia, os profissionais da categoria têm desempenhado seu trabalho de forma integral, colocando-os em exposição constante ao coronavírus. Ele ressalta, inclusive, o grande número de profissionais que já foram infectados ou que morreram vítimas da doença durante este período.

Risco de contágio

“A segunda categoria mais afetada pela pandemia são os profissionais de transporte, de acordo com o pesquisador Yuri Oliveira Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A probabilidade de contágio destes profissionais é de 71%”, argumenta o vereador.

A proliferação do vírus é maior dentro de ônibus, pois dentro deles, há um espaço pequeno e um grande número de pessoas circulando diariamente, fazendo com que os motoristas passam a ser um vetor que pode contaminar centenas de pessoas por dia.

Ainda em sua explanação, o vereador contou que esse grupo de trabalhadores se encontra mais vulnerável, visto que é diário o contato com um número considerável de pessoas. Portanto, esta é uma forma de prestar auxílio à classe trabalhadora e à população em geral, priorizando a imunização desses profissionais e garantindo, assim, as condições necessárias de saúde e segurança no exercício de suas atividades, buscando junto ao Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, ações positivas em prol da vida.

“O acesso à vacina ajudará esses profissionais que realizam o serviço de transporte a continuar seu papel essencial, ao mesmo tempo em que reduzirá o risco para todos, diante das condições sanitárias atuais, decorrentes da propagação da covid-19”, finalizou Marquinhos.

Deixe o seu comentário